domingo, 11 de janeiro de 2009

3 - O Jornalismo como Instituição Burguesa - Depoimento de Raimundo Pereira- Série Jornalismo Mercenário


O Jornalismo como Instituição Burguesa
Depoimento de Raimundo Pereira


O jornalismo é uma invenção da era burguesa e se firma a partir dos séculos XVII e XVIII. A grande publicação que a burguesia mantém até hoje – e que para mim é uma referência – é o The Economist. Marx já brigava com essa publicação. The Economist tem 170 anos. É um semanário que dá de cem a zero no Times, sua cópia vagabunda. E de mil a zero na Veja, a cópia vagabunda do Times. The Economist tem um mote editorial por trás de seu conservadorismo: a disputa da inteligência. Uma herança do tempo em que a burguesia era uma classe revolucionária, quando pretendia informar e travar uma disputa pelo conhecimento. A burguesia desistiu disso numa data mais ou menos precisa, que é o final do século XIX. Desde então impôs-se um outro padrão, expresso numa máxima extraordinária de um jornalista norte-americano: “Você nunca perde dinheiro quando acha que o povo é ignorante”.
.
Até o começo do século XX, o grande jornal diário do mundo foi o Times de Londres. Era o chamado “jornal popular burguês”. Um jornal da burguesia para os trabalhadores. E tinha 30, 40 mil exemplares por dia. Mas já chegava o tempo em que os trabalhadores se aglomeravam nas cidades, em que vigorava o capitalismo dos grandes monopólios, e dentro dele crescia o movimento socialista. A grande descoberta do empresário sensível daquela época foi transformar o Times num jornal que vendesse mis, eu chegasse ao milhão de exemplares, que atingisse trabalhador pela coisa mais imediata, vizinha a ele: o escândalo, o sujeito que matou o pai, a mãe. O jornal que a burguesia fez na fase em que ela se acreditava uma classe capaz de levar o conhecimento ao povo foi aos poucos mudando, conforme ela se concentrava nos objetivos do lucro, de explorar, de fazer ampliar o capital.
.
Ainda atrelado a sua origem burguesa, o jornalismo atual está muitíssimo distante de qualquer visão capaz de envolver a participação popular, capaz de supera o dogmatismo do sensacional e do escandaloso, imposto pela ditadura do grande capital.
.
.
Fonte Revista Vintém nº5(editada pela Cia do Latão)
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário